28 abril 2008

O significado emocional do dinheiro

Encontramos poucos materiais falando sobre o significado emocional do dinheiro. Os especialistas em saúde mental estudaram muito sobre desejos, vontades e sexualidade. Freud falou muito sobre sexualidade, mas ele mesmo tinha um bloqueio com dinheiro. Em nosso meio, fala-se pouco sobre dinheiro porque dinheiro se tornou um tabu. Não sabemos lidar com o dinheiro, mas podemos aprender a fazê-lo.
“Certo homem perguntou-lhe: Bom Mestre, que hei de fazer para herdar a vida eterna? Jesus lhe disse: Por que chamas bom? Ninguém há bom, senão um, que é Deus. Sabes os mandamentos: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não dirás falso testemunho, honra a teu pai e a tua mãe. E quando Jesus ouviu isto, disse-lhe: Ainda te falta uma coisa; vende tudo quanto tens, reparte-o pelos pobres, e terás um tesouro no céu; vem, e segue-me. Mas, ouvindo ele isto, ficou triste, porque era muito rico. E, vendo Jesus que ele ficara muito triste, disse: Quão dificilmente entrarão no reino de Deus os que têm riquezas! Porque é mais fácil entrar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no reino de Deus. E os que ouviram isto disseram: Logo quem pode salvar-se? Mas ele respondeu: As coisas que são impossíveis aos homens são possíveis a Deus. E disse Pedro: Eis que nós deixamos tudo e te seguimos. E Ele lhes disse: Na verdade nos digo que ninguém há, que tenha deixado casa, ou pais, ou irmãos, ou mulher, ou filhos, pelo reino de Deus, que não haja de receber muito mais neste mundo, e na idade vindoura a vida eterna.” ( Lucas 18:18 a 30).
Quando lemos apenas uma parte desse texto podemos adquirir a impressão de que ser rico é uma doença, que a posse de bens vão nos atrapalhar a herdar a vida eterna. Mas, quando lemos todo o texto, entendemos que Jesus queria quebrar um paradigma na vida daquele rapaz. Entendemos que, se ele veio até Jesus querendo herdar a vida eterna, o que ele tinha recebido na religião dele não era suficiente. Ele não estava satisfeito com sua espiritualidade.
Com certeza, aquele rapaz, assim como nós, não aprendeu o significado do dinheiro por acaso, em qualquer lugar, mas em sua família. Ele deve ter aprendido que o dinheiro era algo muito importante porque lhe dava status. Esse rapaz estava cativo do dinheiro. A Bíblia diz que ele ficou triste porque só entendeu a primeira parte do que Jesus disse a ele. Jesus fez um teste e ele não foi aprovado.
Esse rapaz queria que algo acontecesse em sua vida, desde que não lhe custasse nada. Jesus estava lhe dando uma oportunidade de fazer algo diferente, mas ele não conseguiu aproveitar a oportunidade porque, embora pensasse que conquistar a vida eterna era o mais importante para ele, o dinheiro é que se torna o ídolo de sua vida. Ele não conseguia abandonar o dinheiro para se apegar a Deus porque o dinheiro era a sua segurança.
Aprende-se em algumas famílias a usar o dinheiro para dominar o outro. O significado emocional do dinheiro é poder. Quem tem dinheiro tem poder. Existem muitos relacionamentos em que o marido mantém a mulher presa lhe dando muito dinheiro para gastar, ele tem medo que ela vá embora.
Em algumas famílias, os pais dão presentes aos filhos e depois tomam. Por exemplo: “ Filho, esse carro é seu, mas se você chegar tarde...” Quem dá não impõe condições. Esses pais dão o objeto, mas mantêm o domínio sobre ele. Melhor seria dizer ao filho que o carro é para seu uso, mas não sua propriedade. O que adoece os relacionamentos são contratos que não são feitos de maneira explícita. Os presentes se tornam punições, os pais, ao presentear, em vez de usar palavras carinhosas, o fazem acompanhando de ameaças e palavras punitivas.
Deus está nos ensinando uma lei: “Vou lhes fazer prósperos se vocês estiverem dispostos a dar algo que possuem para receberem algo que desejam”. Estaremos prontos para sermos prósperos quando estivermos dispostos a abrir mão dos nossos sentimentos e atitudes de vítima, inferioridade e murmurações.
Existem pessoas que escolhem ser pobres como uma maneira de estarem sendo cuidadas. Se quisermos ser prósperos devemos fazer algo diferente, ou seja, parar de desperdiçar e utilizar melhor o nosso tempo.
Se você está disposto a ser próspero é preciso que entregue algo que possui para receber algo que deseja; é necessário abrir mão dos sentimentos e atitudes de vítima, inferioridade e murmuração e, finalmente, parar de fazer a mesma coisa esperando resultados diferentes, é preciso fazer algo novo.

Sem comentários: