28 agosto 2007

Desperta Mulher


"Ficaram desertas as aldeias em Israel, repousaram, até que eu, Débora, me levantei, levantei-me por ‘mãe’ em Israel. Desperta, Débora, desperta, acorda,... Então desceu o restante dos nobres, o povo do Senhor em meu auxílio contra os poderosos".(Juízes 5; 7, 12, 13)

Débora representou na sua época e representa hoje no século XXI uma mulher de fibra, coragem, que assume o seu lugar e a sua missão! Ao contrário do que pensamos, Deus sempre usa pessoas disponíveis e não santos, perfeitos.
A palavra de Deus trás uma galeria de pessoas imperfeitas, lembrados pela história ou anónimos. Mas, que fazem parte de um exército que tem influenciado nossa história e contribuído para as grandes transformações.

Qual será o nosso legado para as próximas gerações?
A separação do homem de Deus e, consequentemente, a morte de sua vida espiritual construíram barreiras e uma rivalidade iniciou entre homens e mulheres que atravessa os séculos. Para exemplificar esse fato basta buscar os pensamentos de alguns filósofos que contribuíram para a formação do pensamento mundial:


Pitágoras (580 a.C.), ensinou que, se não tivesse existido uma Eva, Adão teria continuado a viver feliz e imortal;
Sócrates (470 a.C), ensinou que a mulher ficava no meio do caminho entre o homem e o animal;
Platão (428 a.C AC), ardente seguidor de Sócrates, passou sua visão da mulher como ser inferior;
Aristóteles (348 a.C), ensinou que os machos deveriam ser dominadores, enquanto as fêmeas e os escravos deviam ser dominados, e que todas as mulheres eram inferiores aos homens. Escreveu: " Deveríamos olhar para o estado feminino como sendo um tipo de deformidade, embora ocorra no curso ordinário da natureza".

Não só as gregas e as romanas eram geralmente consideradas inferiores. As judias, na Palestina, tinham mais liberdade para sair de casa do que as citadas anteriormente. Josefo, famoso historiador judeu, escreveu: “A mulher, diz a lei, é em todos os aspectos, inferior ao homem”.
Os judeus da época de Paulo recebiam recomendações de não se assentarem entre mulheres, porque “o mal vem delas, assim como a traça vem das roupas”.
Contrariando todos os sábios e filósofos, aparece Jesus, homem judeu que quebra esse preconceito. Ele falou com as mulheres livremente, com amor respeito e em público. Sempre dando o exemplo de uma nova atitude e visão sobre o lugar e o valor da mulher.
Cabe a cada uma de nós ocupar nosso lugar, sem, no entanto, abandonar nossa feminilidade. Afinal, vemos muitas mulheres inteligentes e capazes, assumindo posições antes ocupadas somente por homens, isto é maravilhoso!
Esse mundo descartável que ama as coisas e usa as pessoas necessita do nosso toque feminino, da nossa capacidade de sermos decididas, porém sensíveis.
Minha oração é que Deus nos desperte para assumirmos nosso lugar na família e na sociedade. Por isso: Desperta mulher! Assuma seu lugar!

Sem comentários: