02 fevereiro 2008

Verdade com amor

“Pelo contrário, falando a verdade com espírito de amor, cresçamos em tudo até alcançarmos a altura espiritual de Cristo, que é cabeça”. (Efésios)

Um dos presentes mais preciosos que você pode dar a sua família é uma boa comunicação, que inclui falar a verdade em amor. Uma das causas de conflitos no casamento é a inabilidade dos cônjuges se comunicarem aberta e amorosamente.

Nossos filhos precisam, desesperadamente, de modelos nessa área. Em geral, a criança fala o que pensa e, muitas vezes, seus comentários chegam a ser cruéis, ásperos e podem ferir. As crianças precisam aprender no “laboratório da vida”, a família, como se expressar honesta e carinhosamente, sempre com amor, tato e consideração.

Todo pai e toda mãe são os exemplos nos quais elas se espelham. Se não aprenderem em seus lares a serem sinceras, porém gentis, onde aprenderão?

Falar a verdade em amor é uma arte que precisa ser aprendida. Quando crescemos, abandonamos, gradualmente, a comunicação infantil que utilizávamos. Esse processo de mudança pode provocar alguma confrontação ou conflito temporários no lar, mas o objectivo deve ser sempre aprofundar o amor entre os membros da família depois que o atrito é resolvido.


Deus: o arquitecto da família

“Se o Senhor não edificar a casa, não adianta nada trabalhar para construí-la”. (Salmos 127.1)

Não é difícil perceber o quanto às famílias estão divididas e se deteriorando. A convivência familiar tem diminuído significativamente, ao mesmo tempo que desentendimentos, conflitos e divórcios aumentam. Precisamos analisar os pilares fundamentais do casamento e avaliar em que estamos falhando. O salmo 127 nos apresenta dois desses pilares:

-“Se o Senhor não edificar a casa, não adianta nada trabalhar para construí-la”. Deus precisa estar no centro do núcleo familiar e no coração de cada pessoa. Sua verdade precisa ser experimentada, abraçada e proclamada por todos cristãos, que devem declarar guerra ao orgulho, ao egoísmo, a irresponsabilidade e ao desrespeito. O arrependimento precisa ser vivenciado pela pessoa, desafiando-a buscar a Deus, porque só ele pode transformar o coração.

-“Os filhos são um presente do Senhor; eles são uma verdadeira bênção.” A principal missão de pais cristãos é criar seus filhos no caminho de Deus, ensinando-os a desenvolverem o carácter de Cristo. Essa é a maior e mais importante herança que se pode dar a um filho: o conhecimento da graça de Deus.

Que o Senhor te ajude a colocar esses fundamentos em prática para ter uma família ainda melhor e testemunhar sua graça para outros. Medite também no Salmo 128.

Sem comentários: