09 fevereiro 2008

Obediência

O significado

O termo obediência significa, : consentir, concordar; atender solicitação; sujeitar-se à vontade de; estar sob a autoridade de; ceder; estar ou ficar sujeito a uma força ou influência; submeter; cumprir, executar.

Todas estes termos se observados aparentemente estão na “contramão” do sentido do desenvolvimento individual, da parceria, da autonomia, da participação de decisões, do “ser responsável”. Mas tem tem tudo a ver.

Virtudes são atitudes que desenvolvemos no decorrer de nossas vidas. O apóstolo Paulo fala sobre a obediência por fé em Rom 1:5. Nossa obediência

Ela não é uma obediência imposta, mas uma atitude que requer humildade e quebrantamento.

A ilustração que vamos usar hoje está em: 1 Samuel 15:14

“ Então, disse Samuel: Que balido, pois, de ovelhas é este nos meus ouvidos e o mugido de bois que ouço? Respondeu Saul: De Amaleque os trouxeram; porque o povo poupou o melhor das ovelhas e dos bois, para os sacrificar ao SENHOR, teu Deus; o resto, porém, destruímos totalmente. Então, disse Samuel a Saul: Espera, e te declararei o que o SENHOR me disse esta noite. Respondeu-lhe Saul: Fala. Prosseguiu Samuel: Porventura, sendo tu pequeno aos teus olhos, não foste por cabeça das tribos de Israel, e não te ungiu o SENHOR rei sobre ele?

Enviou-te o SENHOR a este caminho e disse: Vai, e destrói totalmente estes pecadores, os amalequitas, e peleja contra eles, até exterminá-los. Por que, pois, não atentaste à voz do SENHOR, mas te lançaste ao despojo e fizeste o que era mal aos olhos do SENHOR?

Então, disse Saul a Samuel: Pelo contrário, dei ouvidos à voz do SENHOR e segui o caminho pelo qual o SENHOR me enviou; e trouxe a Agague, rei de Amaleque, e os amalequitas, os destruí totalmente; mas o povo tomou do despojo ovelhas e bois, o melhor do designado à destruição para oferecer ao SENHOR, teu Deus, em Gilgal.

Porém Samuel disse: Tem, porventura, o SENHOR tanto prazer em holocaustos e sacrifícios quanto em que se obedeça à sua palavra? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar, e o atender, melhor do que a gordura de carneiros. Porque a rebelião é como o pecado de feitiçaria, e a obstinação é como a idolatria e culto a ídolos do lar. Visto que rejeitaste a palavra do SENHOR, ele também te rejeitou a ti, para que não sejas rei. Então, disse Saul a Samuel: Pequei, pois transgredi o mandamento do SENHOR e as tuas palavras; porque temi o povo e dei ouvidos à sua voz.” (1 Samuel 15:14-24 RA)

A atitude de Saul de desobediência revela muita coisa sobre sua personalidade:

O que influenciou Saul e o que nos influencia?

1- Como ele se via-(AUTO-IMAGEM) Saul lutou com uma dúvida sobre sua imagem, desde seu chamado ele demonstrou uma baixa auto-estima que não foi corrigida. Atitude certa em momentos de pressão é resultados de algo interno. Atitudes não surgem do nada. Agimos de acordo ou em resposta como nós nos vemos.

2- O que estava ao redor dele-(AMBIENTE)- o ambiente pode influenciar a nossas atitude e decisões

3- O que ele ouvia-(Expressão verbal- Palavras)- as palavras tem um poder imenso em nossas vidas.

A chave da obediência é ter disposição de mudar.

“ e que, agora, se tornou manifesto e foi dado a conhecer por meio das Escrituras proféticas, segundo o mandamento do Deus eterno, para a obediência por fé, entre todas as nações,” (Romanos 16:26 RA)

“ Tendo purificado a vossa alma, pela vossa obediência à verdade, tendo em vista o amor fraternal não fingido, amai-vos, de coração, uns aos outros ardentemente,” (1 Pedro 1:22 RA)

Como aprendemos a obedecer?

“ embora sendo Filho, aprendeu a obediência pelas coisas que sofreu” (Hebreus 5:8 RA)

Sem comentários: